quarta-feira, 17 de março de 2010

Terrestres e Estranhos (Junho 1968)

Comprei-a dez anos depois de publicada e foi uma loucura encontrar uma antologia organizada por um português, Lima Rodrigues e um americano, Robert Silverberg, "monstro" incontornável para qualquer leitor de ficção científica e que acabou de assinar contrato com uma editora nacional. Se a memória me não traí, a primeira antologia a "juntar" portugueses e estrangeiros. Mais impressionante ainda, o aparecimento de nomes de primeiro plano da literatura nacional, normalmente associados à mainstream, à poesia ou ao ensaio. Já os estrangeiros uma selecção de alguns dos mais notáveis escritores da golden age.


 
 
 
 
 




4 comentários:

  1. Este também eu tive. :-) Saudosos tempos em que corria os alfarrabistas da Baixa todos os dias á procura de pérolazinhas destas.

    ResponderEliminar
  2. Dizes muito bem, bons tempos em que se tinha tempo e dinheiro, para estas e outras loucuras.

    ResponderEliminar
  3. Depois de ler isto fiquei com uma ideia...seria giro tentar uma publicação deste género agora mas com autores de vários países! Já fiz os primeiros contactos e não fiquei descontente com as primeiras respostas! É só encontrar uma editora que queira arriscar e dinheiro para as traduções. Mas cada coisa a seu tempo, um passo de cada vez!

    Acham que existiria interesse num projecto deste tipo agora em Portugal?

    Roberto Mendes

    ResponderEliminar
  4. Eu acredito que sim. Sobretudo se fosse uma antologia europeia, em que os contos fossem publicados, pelo menos na língua original e em inglês, já que este virou língua franca. É tudo uma questão de organização e apoios.

    ResponderEliminar