quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mundos nº 1 (Janeiro 1996)

Suponho que esta entrada será uma enorme surpresa para a maioria do fandom, estudiosos e escritores que estão ligados à ficção científica e fantasia. Mas se, assim não for, por certo aqui o comentarão.

Mundos, apareceu no mesmo ano em que se realizaram os 1ºs Encontros em Cascais, tendo como editores João Vasco Almeida e Nuno Miguel Cruz e teve uma vida curta, como é costume acontecer com os fanzines que por cá se editam. Se os editores e autores ainda andarem por aí, espero que autorizem a publicação integral da revista em pdf, aqui.


11 comentários:

  1. Eu ainda ando por aqui e pela minha parte está mais que autorizada a publicação em pdf :)
    Nunca pensei ver o Mundos nestas Memórias da FC mas muito me alegro com o post. Onde o encontraste? Tens os outros números?
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela autorização para publicar aqui o Mundos. É por isto que vale a pena manter o blog. Estes encontros e por vezes desencontros, é que, acredito eu, levarão a que num futuro mais ou menos próximo, se consiga juntar a "malta".
    Tenho por aí o 2, apesar de não saber bem onde e o resto foi comido pela voragem das mudanças.
    Se puderes enviar-me os outros, caso ainda tenhas cópias, seria óptimo, o 2 incluído, ou então fazeres pdf's e enviares. Com a certeza que se os enviares eles irão sendo aqui todos publicados.
    Já agora será que podias, fazer aqui, uma história do fanzine.
    Obrigado mais uma vez e forte abraço,

    ResponderEliminar
  3. Que diabo, achava que ninguém tinha isto. Mas também fico contente. Julgo que tenho, algures numa caixa, o número que tem as entrevistas ao Aldiss e à LeGuin. Vou procurar. Obrigado Álvaro.

    ResponderEliminar
  4. João, eu na altura tentava estar "em cima" de tudo que se passava com a fc e a fantasia e assim encontrei o vosso fanzine. Tenho a ideia que vos tentei contactar, mas não posso afirmar com certeza e esse ano foi um daqueles com a preparação dos Encontros em Cascais.
    Se tiveres alguns extras da tua colecção, por favor, manda ou então pdf para a frente.
    O que mais me agrada é ver que ainda por cá vamos andando e atentos.
    Obrigado por teres vindo aqui ver e comentar e por favor, façam um "artigo" em forma de post sobre a Mundos.
    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. Álvaro, eu apenas tenho dois exemplares do Nº1 e do Nº2, durante os próximos dias faço o scan em pdf e envio-te. Quanto à história, alinhavo qualquer coisa com o João e envio-te também.

    João, houve mais números além do 1 e do 2?!? A entrevista era com o Aldiss ou o Priest?

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Nuno. Eu estive a consultar uns apontamentos antigos e apenas tinha uma nota referente a 2 números. Assim não sei se saíram mais. Do primeiro tenho o original em papel e o pdf feito.
    Fico à espera do artigo/post sobre o Mundos e dos pdf's.

    ResponderEliminar
  7. Também os tenho. Comprava-a na BDMania, ainda na sua encarnação anterior, localizada na Gomes Freire.

    Boa lembrança, Álvaro. E parabéns ao Nuno e ao João (penso que cheguei a conversar com um de vocês há uns anos sobre a Mundos... ai o Alzheimer! ;))

    Abraços,
    Rogério

    ResponderEliminar
  8. Rogério, volta e meia lá se vão "desenterrando" as memórias. Bem melhor que a possível ascensão de Cthulhu. Já agora, quantos números tens?
    Abraço,
    Álvaro

    ResponderEliminar
  9. Tenho de desenterrar isso no arquivo (que deixei na casa dos meus pais), mas penso que três! Se a memória não me falha (o que não seria de surpreender se o fizesse), acho que comprei o nº2 e um nº especial, e que o nº1 me foi passado, já depois de uns anos, em fotocópias pelo José Saraiva!

    But I could be wrong... ;)

    Abraço,
    Rogério

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Rogério. O mais importante é que aparecem todos os que saíram.

    Abraço,
    Álvaro

    ResponderEliminar